Buscar
  • Escola Coração de Jesus

Escolas de Três Pontas se preparam para iniciar ano letivo presencial

As aulas nas escolas municipais, estaduais e particulares de Três Pontas começarão nos próximos dias. Em todas as instituições de ensino da cidade, o ano letivo será iniciado de forma presencial. Foi a decisão tomada em comum acordo pelas secretarias de Educação e Saúde, em reunião na manhã de segunda-feira (24) com os representantes escolares.


Para lideranças locais que acompanham de perto o comportamento da pandemia, especialmente as secretárias Mariane Pimenta e Teresa Cristina Rabelo, as escolas adequaram com muita eficiência as recomendações do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19 aos seus respectivos protocolos sanitários e se tornaram o segmento que mais cumpriu e exigiu o cumprimento das regras preventivas à doença. Aliada às reestruturações físicas, disposição de álcool em gel e outras medidas está – na opinião de autoridades municipais – o avanço da vacinação contra a Covid-19, já iniciada no público infantil.


Na Escola Coração de Jesus-Objetivo, que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, as expectativas são as melhores, conforme relata a coordenadora pedagógica, Maria Lucy Mesquita de Miranda. Ela explica que toda a equipe está com a imunização, inclusive de reforço em dia, e orientada sobre a necessidade de continuar aplicando o protocolo sanitário, que no ano passado funcionou muito bem graças ao envolvimento de todos: professores, funcionários, alunos e pais. “Não tivemos problema algum quanto à adaptação às mudanças que nos foram impostas pela pandemia. Os alunos estavam cientes das exigências trazidas por este tempo desafiador que estamos atravessando. Estavam também com saudade e necessitados do convívio, então, nos surpreenderam com tamanho respeito às normas preventivas”, conta.


Lucy destaca ainda que a Escola Coração de Jesus-Objetivo (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Coraçãozinho (Educação Infantil) são privilegiadas com amplo espaço físico. Além de grandes e arejadas salas de aula, há vários ambientes externos que permitem atividades educativas ao ar livre. “Estamos bem preparados para o novo ano letivo. Estamos felizes por retornarmos com o ensino presencial, que traz entre as vantagens o aprendizado de habilidades sociais e emocionais. Os pais podem ficar sossegados porque aqui a gente ensina com amor e muito cuidado”, completa a coordenadora pedagógica.


Na Escola, uma das mais tradicionais de Três Pontas, com 116 anos de atuação, as aulas terão início na próxima terça-feira, 1º de fevereiro. Diretora, Fabiane de Lourdes Dixini explica que está tudo pronto para receber os alunos na Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola. Pelo calendário, as aulas na rede estadual começarão na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, presencialmente – ao contrário do ano passado quando o retorno dos estudantes foi gradual. Somente em novembro o sistema híbrido foi encerrado.


Segundo Fabiane Dixini, o protocolo sanitário será o mesmo de 2021, aprovado pelas lideranças de Saúde da cidade, pela comunidade escolar e com eficiência comprovada na prática. Na chegada à Escola, os alunos passam por aferição da temperatura e higienização das mãos com álcool em gel. O uso de máscara é indispensável e a instituição de ensino tem até estoque para distribuição quando necessário. A presença e circulação dos alunos e funcionários em todos os ambientes: salas de aula, banheiros, cozinha, secretaria, por exemplo, são monitoradas e controladas.


“Estamos torcendo para que tudo dê certo e que, de fato, tenhamos um ano letivo presencial, normal como era antes da pandemia. Estar na Escola é imprescindível para uma aprendizagem de qualidade e uma socialização ideal para nossa saúde mental”, finaliza a diretora.


O entusiasmo também é percebido na Rede Municipal de Ensino. “Estamos bem esperançosas e motivadas para o início das aulas. Cada ano tem seus desafios, mas também temos uma equipe coesa que nos dá segurança no efetivo trabalho”, afirma Luciana Tavares de Andrade.

Segundo a diretora, na Escola Municipal Professor João de Abreu Salgado, o protocolo para o início do ano letivo continuará o mesmo aplicado em 2021, quando as aulas passaram ao modelo híbrido, e posteriormente presencial, já quase no final das atividades escolares. Higienização das mãos, uso obrigatório de máscara em todo o ambiente escolar, entrada e saída dos alunos pelos três portões da instituição para evitar aglomerações fazem parte das medidas preventivas. Ainda de acordo com a diretora, os pais serão novamente orientados a manterem seus filhos em casa, caso as crianças apresentem febre ou sintomas gripais.

A Escola Municipal Professor João de Abreu Salgado atende do primeiro ao quinto do Ensino Fundamental. São alunos de seis a 10 anos de idade que, se tudo correr bem conforme o planejado, começarão os novos estudos no dia 3 de fevereiro, quinta-feira da próxima semana.


Na próxima segunda-feira (31), dia do grande educador da juventude “São João Bosco”, haverá uma bênção especial para os profissionais da Educação de Três Pontas. A bênção será concedida na Missa das 18h30min, na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.

De acordo com a Paróquia organizadora, os profissionais poderão ir com seus uniformes e levar algum material de trabalho para ser também abençoado.


29 visualizações0 comentário